Produtividade e Criatividade: 6 atitudes fundamentais

Olá! tudo bem com você? Hoje vamos conversar sobre alguns temas muito atuais e de extrema importância para um Empreendedor Digital: a Produtividade e a Criatividade.

Muitas vezes nos perguntamos: como ter mais Produtividade e Criatividade? De um tempo para cá também tenho me feito essa pergunta com o objetivo de descobrir o que fazer para assumir efetivamente uma atitude mais criativa e produtiva.

Mas antes de começarmos a discutir a ideia, para ser produtivo e criativo você deve encarar com responsabilidade esse desafio: a excelência vem com a prática, ou seja, quanto mais se dispuser a tentar, mais fácil será.

É lógico que exercitar a mente é imensamente mais difícil do que exercitar os músculos, mais existem muitos métodos de se cultivar uma disciplina mental que o faça ser mais produtivo e criativo.

Alguns desses métodos você pode aplicar sozinho, outros com a ajuda de alguns profissionais, mas o fato é que, é possível sim ser produtivo e criativo (e isso porque não acredito que a criatividade de produtividade venha de herança, mas sim de hábitos adquiridos, ou seja, cultivados com o passar do tempo).

Algumas pessoas parecem desenvolver isso de forma incrivelmente simples, outros encontram ai um grande desafio. E você, tem facilidade?

Utilização de Mapas Mentais

Para aqueles que tem “medo” da página em branco, ou de ficar olhando para a tela do computador e sem que nada de novo ou criativo saia, acredite: os mapas mentais podem ajudá-lo muito, porque organizam as ideias e permitem que novas ideias sejam criadas. Diferentemente da utilização de listas que trazem ideias escondidas ou adormecidas de volta, a utilização de mapas mentais aguçam a criatividade, a fazem brotar.

06 dicas para criar o seu mapa mental:

1. Em um grande pedaço de papel ou quadro em branco, escreva o seu tema central ou desafio no meio e circule-o.

2. Pergunte a si mesmo: “O que mais pode ser acrescentado ao mapa que está relacionado com este tema?”. Tome nota das ideias, ramificando-as a partir do centro (não se preocupe se elas se mostrem clichê ou óbvias demais. Isso acontece com todos).

3. Use cada conexão para dar nascimento a novas ideias. Se você acha que uma de suas ideias levará a um novo assunto central, desenhe um retângulo ou oval em torno dela para enfatizar que é um tema de outro assunto central (assim você lembrará de transferi-la para outro mapa).

4. Com o mapa progredindo, sua mente vai se abrindo e provavelmente você vai descobrir pontos novos, imprevisíveis, ideias dissociativas.

5. O processo só termina quando o quadro ou papel fica sem espaço ou quando as ideias acabam. Se está se sentindo aquecido, mas não terminou, tente reformular o tema central. Se você acha que não fez o suficiente, volte, pegue o assunto do retângulo, e inicie um outro mapa.

6. Não se esqueça de que você tem limites de criatividade e produtividade, sendo assim, vai chegar uma hora que o bom senso deve reinar e com o tempo você mesmo vai encontrar a melhor maneira de agir.

Esteja sempre atento ao seu redor!

Uma coisa que adoro fazer é observar as outras pessoas a fim de identificar o que cada indivíduo tem de diferente e que a faz ser do jeito que é, seja bem sucedida ou um fracasso total.

Nossa vida é moldada por hábitos aqui mesmo no blog já escrevi um artigo falando sobre hábitos.

Mas o que podemos aprender com as pessoas que nos cercam em relação a produtividade e criatividade?

10601309_267129490143953_1743479991_n
Está mais do que comprovado que a maioria das pessoas bem sucedidas têm em sua vida métodos de atuação, unidos a determinação, foco e persistência no objetivo. Ser criativo e produtivo passa por tudo isso que acabo de citar acima.

É preciso ser focado. Não se preocupe com o caminho a percorrer ou com a velocidade durante sua trajetória. Preocupe-se com a direção correta, contínua e bem planejada. É fundamental que tenha definido com clareza para onde quer ir, onde quer chegar, isso é mais facilmente conseguido a partir de um planejamento.

Bernadinho do Vôlei: Caso de Sucesso!

Muito se pode aprender com a história do Bernadinho: a começar pela dedicação em seus treinamentos quando ainda jogador. Ele era o primeiro a chegar nos treinos e o último a sair o que fez dele não um jogador brilhante e ou um fenômeno, mas proporcionou muitos benefícios a sua carreira.

Hoje como treinador, a cada temporada acumula muitos e muitos títulos nacionais e internacionais, esbanjando criatividade e produtividade em saber desempenhar seu papel de estrategista na armação tática dos times ao qual é comandante.

Promova a interação, cultive a criação de conhecimento e conexões

10614032_267129486810620_353281876_n
Como já falado, acho que ser produtivo e criativo não é de origem hereditária e sim de origem adquirida, ou seja, todo e qualquer indivíduo pode adquirir, melhorar seu desempenho, mas para isso é preciso sair da zona de conforto e buscar tal estado.

A interação e a comunicação são excelentes estímulos. Ao interagir, criar conexões e conhecer pessoas novas, conversar com essas pessoas, expor e se ver exposto a ideias de naturezas e horizontes novos, a criatividade e produtividade vai nascendo aos poucos.

Uma palestra muita bacana que assisti há algum tempo me chamou muito a atenção para a importância da criação de conexões.

A palestra: São as conexões que movem a vida.

Esse vídeo mostra de forma bem clara e simples como a interação, a criação de amizades e o conhecimento podem mudar o rumo de vida das pessoas.

Longe da procrastinação = Aumento da Produtividade e Criatividade

Uma pessoa vive a procrastinar quando seus objetivos não estão definidos de forma clara, quando há uma falta de foco, quando a pessoa vê muita dificuldade na atividade, quando enfrenta uma tarefa assumindo a mesma como de alta complexidade, quando não se tem data definida para entrega das atividades.

Procrastinação nada mais é que deixar sempre para depois aquilo que deve ser feito logo. É prolongar os afazeres, as tarefas que por consequência reduzirão a produtividade. Uma forma de resolução para tal atitude é definir objetivos de entrega, ou seja, uma recompensa particular que faça com que realize tal tarefa em tempo hábil, com produtividade, criatividade e qualidade acima de tudo.

Um objetivo de entrega pode ser o querer emagrecer. Muitas pessoas sonham em emagrecer mais pela questão estética e por vaidade do que pelo fator saúde. Aí está a questão, se você define o objetivo de realização da tarefa (emagrecer) voltar a vestir aquele manequim 38, a motivação de realização passa a ser mais bem aceita e a procrastinação é eliminada ou ao menos diminuída. É preciso tangibilizar a recompensa, ou seja, tornar ela palpável e todo o processo passará a ser mais simples, embora longo.

Agora, se o objetivo é ter saúde com o emagrecimento, sem sombra de dúvida o objetivo mais intenso, mais profundo, isso porque envolve estímulos emocionais. Não quer dizer que o estético não o seja, mais o voltado em ter uma melhor qualidade de vida tem sim um impacto em sua realização muito mais psicológico, levando é claro em consideração a particularidade de cada indivíduo no que se refere a natureza humana de ser único.

Construção do ambiente de inevitabilidade

Observar o ambiente ao qual você está inserido também é parte do processo de transformação de um indivíduo, isso porque muito de nossa vida é moldada e movida pelo ambiente que nos cerca. Somos como seres humanos verdadeiras “esponjas”, absorvemos muito do que está ao nosso redor, isso é fácil de comprovar, se é casado(a) e seu companheiro chega chateado do trabalho, você fica um pouco chateado, acaba que absorvendo seu humor. Isso acontece com frequência e passa desapercebido devido a ergonomia funcional de vida que estamos acostumados.

O conhecimento da influência do ambiente em que vivemos em nossas vidas é de vital importância para que se colocamos em um caminho de mais produtividade e criatividade. Sabendo dessas influências podemos adotar métodos, ações que modificam o ambiente, mudando o caminho antes traçado.

Mais como modificar o ambiente em que vivemos?

O ideal é adotar as modificações de forma tranquila e gradual, para que você não desista no caminho. Mas devagar não é parado, sem ação! É preciso ação! O que pode ser feito?

Alguns exemplos de ação a modificação:

Organizar o ambiente ao seu redor – Um ponto fundamental é a organização. As pessoas mais organizadas são muito mais criativas e produtivas. Se para achar um determinado documento em seu computador você demora duas horas, isso é mesmo uma perda de tempo e produtividade. O que se deve fazer? Realizar uma arrumação periódica nos arquivos de seu computador certamente já resolveria e aumentaria sua produtividade.

Modifique totalmente o seu ambiente – Passar a não andar mais com pessoas que fumam ou bebem, caso você queira não mais beber e fumar!

No meu caso, em minha casa todos querem mesmo é passar em concurso, pois acham que essa realidade vai lhes proporcionar uma estabilidade financeira para o resto das vidas.

Nesse contexto eu tenho muita dificuldade, empreender não é entendido como profissão que pode me dar a estabilidade desejada por eles ou até maior que isso.

O que quero dizer aqui é que, na verdade, o ambiente que me cerca torna mais complicado meu trabalho, me traz mais dificuldades em conseguir um posto ao sol no cenário digital do que aquele aspirante a empreendedor digital que tem ao seu redor pessoas que também sonham o mesmo futuro.

Você tem lido mais ou escrito mais?

E você se sente uma pessoa produtiva e criativa? O que tem feito para ser mais produtivo e criativo?

Quero muito saber suas técnicas.

Compartilhe sua opinião conosco através das redes sociais, nos deixe um comentário. Sua participação é muito importante! Até mais!

Este artigo foi colaboração do meu amigo Alessandro Viveiros, conheça o blog dele: alessandroviveiros.com

Gostou? Compartilhe!

Oi, Sou Karyne Otto Empreendedora Digital e Quero Te Ensinar a Trabalhar Online.

Karyne Otto

Sou Karyne Otto Empreendedora Digital a mais de um ano, Trabalho como afiliada de produtos de qualidade no Hotmart. Tenho 28 anos, sou casada e possuo o desejo enorme de crescer cada vez mais no mercado e poder ajudar pessoas.

Website: http://vivermelhoragora.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *