[INCONTESTÁVEL!] A Importância do Facebook Para o Empreendedor Digital

Preciso começar esse nosso bate papo de hoje preciso te dizer que caso não tenha uma conta no Facebook ainda, por favor, antes de ler esse artigo vá agora nesse link aqui e faça seu perfil. Não é mesmo aceitável que um empreendedor digital não tenha uma conta no Facebook.

Com mais de 1,3 bilhões de usuários cadastrados sendo 61,2 milhões brasileiros não se pode negar que o Facebook é uma das maiores se não a maior rede social do mundo. Agora nesse mundo de muitas dúzias de milhões de pessoas você está (é lógico que tem uma conta lá) espremido ou está se destacando com seu conteúdo e notoriedade faceboocana (acho que acabei de inventar uma palavra)?

Se tem um negócio seja online ou físico é de vital importância a sua presença no Facebook onde uma grande parte de seus possíveis clientes estão em potencial.
lamexicana-oregon-facebook-marketing

Como Possíveis Clientes Estão?

Seja qual for o tipo de negócios você tenha o Facebook tem a possibilidade desde que seja utilizado da forma correta, de alavancar seus negócios mediante a divulgação de seus bens e serviço. Imagine que estejamos falando de um empresário no ramo de confecção, uma alternativa muito boa seria estar presente no Facebook expondo sua marca de forma correta, ou seja, não apenas fazendo propaganda e sim produzindo valor ao seu usuário e/ou possível usuário.

No lugar de uma bela a linda propaganda de seus novos jogos de cama mesa e banho, é muito mais eficaz a criação de um ótimo conteúdo explicativo do tipo de tecido utilizado nos jogos de toalhas, a tecnologia que é utilizada pela empresa que leva a toalha a ter a textura macia promovendo uma secagem da pele com muita mais eficácia.

Esse conteúdo pode estar na íntegra em seu blog oficial e no Facebook apenas é inserido uma foto chamativa com um pequeno texto em tom de chamada de ação e um link personalizado direcionando o visitante para o seu blog.

Essa é uma das formas corretas de se utilizar o facebook como ferramenta de alavancagem de seus negócios físicos o que se aplica em totalidade a um negócio online. Mas aonde entra o aumento de faturamento e clientes de meus negócios com esta estratégia?

Propaganda é Feita Para Iniciara Relacionamento

relacionamentoComo assim? Sempre fizemos aqui na empresa propagandas com o objetivo puro de vender e tem dado certo até então e agora vem você me dizer que essa estratégia serve mesmo para iniciar um relacionamento. Não consigo entender mesmo isso, pode me explicar para que fique mais claro?

Toda e Qualquer Pessoa Sempre Quer Comprar, Embora não Queira Que Lhes Venda nada

Nós seres humanos somos muito tentados pelo estímulo de posse o que faz com que tenhamos muito prazer no ato de compra, isso por que ao comprar algo temos a ideia de que passamos a ter o determinado bem comprado. A sensação de que posso nos faz muito bem e em alguns casos isso pode ser até mesmo uma doença a partir do momento que passa a ser uma compulsão.

Mais por que sempre queremos comprar e não queremos que seja nos vendido nada?  A resposta é simples, embora a sensação se compra e posso seja muito prazerosa ao ponto de sempre querer mais e mais, sempre temos o conhecimento de que tal atitude nos traz responsabilidades e até mesmo problemas se considerarmos pessoas que gastam muito mais do que podem gastar se enfiando em dívidas.

Diante disso é possível entender que para que uma empresa tenha mais eficiência e conversão de vendas o caminho não é apenas a propaganda e sim o relacionamento com seu cliente e/ou possível cliente. Nesse contexto o Facebook é uma bela ferramenta de relacionamento em massa onde se pode atingir grandes grupos de pessoas segmentadas por gênero, número e grau.

Facebook na Participação de Visitas

Em 2014 o Facebook passou a se figurar em mais de 68% de participação das pesquisas onde o tempo de permanência do usuário no site atingiu os quase 17 minutos o que mostra um aumento no engajamento que é confirmado com a entrada de mais de 25 milhões de pequenas empresas no Facebook com criação de suas fanpages.

Depois disso, você ainda duvida que é preciso estar presente no Facebook? Aprenda aqui a se posicionar corretamente no Facebook!

A chegada de muitas empresas ao Facebook indica um entendimento das possibilidade e vantagens da ferramenta como gerador de relacionamento e possível aumento de eficiência de vendas. Mais antes de entrar no Facebook é importante se atentar alguns pontos relevantes e muito relevantes no que diz respeito a eficácia de comunicação.

Perguntas a se Fazer Antes de Iniciar a Utilizar o Facebook

  • Quem são os meus clientes? Quais são os seus hábitos e locais de compras?
  • Como criar uma relação com os fãs e gerar engajamento?
  • Como aprender a trabalhar com os anúncios no Facebook?
  • Como aprender a utilizar as várias possibilidades de anúncios no Facebook?
  • Como otimizar as campanhas de modo a pagar menos por clique e conversão?
  • Como utilizar o Power Editor para a criação de anúncios?
  • Como utilizar as melhores estratégias de publicação para criar uma maior relação com os fãs?
  • Como criar um plano de editorial de conteúdo.
  • Outros temas

Tudo isso você pode e vai aprender de forma simples, organizada e ao seu tempo. Eu vou te mostrar como ter seu passaporte a esse conteúdo de altíssima qualidade preparado exclusivamente para você. Quer saber como? Continue lendo e confira!

Como Començar a Anunciar o Meu Negócios Sendo Que Não tenho Conhecimento em Facebook?

Longe de mim duvidar de sua capacidade de aprendizado, eu mesmo posso te dizer que muitas das coisas que eu sei no ambiente online aprendi sozinho como autodidata mesmo, mais confesso que a curva de aprendizado é absurda e desumana. Como o conhecido Empreendedor Digital Conrado Adolpho fala, aprender a empreender é como “aprender russo”, ou seja, é extremamente difícil embora seja perfeitamente possível.

Se tratando de que você tenha um negócio, muitos outros afazeres precisam ser feitos, afinal uma empresa não vive apenas de presença no Facebook, sua presença na rede social é uma parte do contexto geral de posicionamento na web frente a seus clientes e possíveis clientes. Sendo assim acho que o aprender sozinho nesse caso seja uma grande perda de tempo e ainda mais de dinheiro, a final tempo no mundo de empreendedorismo é dinheiro e suponho que não seja louco de ficar a perder dinheiro por ai (caso seja, aproveite e mande uma pouco para euzinho aqui em vez de jogar fora… Brincadeirinha).

Conheça Alguns Erros Cometidos no Facebook Que Você Precisa Evitar

#1 – Valorizar Quantidade em Vez de Qualidade

Muitas empresas acabam que prezando e valorizando a quantidade de publicações ao invés de investir em qualidade do conteúdo. Um ponto a se pensar na construção de conteúdo para web é focar a resolução de um problema que seu público alvo tenha. Seu conteúdo precisa ter um objetivo claro e resolver uma dor, desejo ou necessidade de sua persona, ou seja do seu Cliente.

Infelizmente isso não é visto em muitas empresas por ai e ao não conseguir destaque na web seja em seu blog, seja em suas redes sociais acabam que culpando a plataforma e não as pessoas que estão por trás do trabalho.

Definir um planejamento de postagens, uma linha editorial e um tom para suas publicações é de fundamental importância desde que isso tudo seja feito com base em informações claras de seu público alvo, isso por que de nada adianta você falar com uma linguagem mais formal se seu público é mais jovem como por exemplo a geração y, que utiliza uma linguagem mais descontraída.

Outro erro comum é a questão de quantidade de postagens no quesito de não se atentar a mensuração analise de suas postagens, ou seja, a mensuração do impacto de suas publicações.

Muitas vezes vai perceber que algumas postagens têm mais interação e com isso o facebook acaba que deixando a mesma mais tempo na timeline devido a sua maior interação, sendo assim você como gerenciador precisa ficar atento a isso para que não faça uma nova postagem dividindo a atenção com a anterior que ainda está a gerar retorno.

Em alguns casos pode ser que apenas uma postagem diária seja o suficiente para garantir um crescimento de seu engajamento e ai entra a questão de qualidade de seu conteúdo que como já foi dito precisa em primeiro focar na qualidade de conteúdo e na resolução de problemas.

#2 – Não Anualizar Horários de Postagens em Função de Seu Público Alvo

É de vital importância conhecer seu público alvo para que consiga falar diretamente a essa pessoa. Precisa entender do que essa pessoa gosta, qual o horário em que se encontra mais conectada para que de posse das informações possa realizar suas postagens nesses horários e com conteúdo relevante a suas preferências. Isso pode parecer simples mais faz a completa diferença no que diz respeito a conversão.

Imagine uma persona: Josenildo, 31 anos, empresário do ramo de confecções, sem tempo, sedentário, três filhos, casado, iniciante no mundo digital com um e-commerce de utensílios de cama, mesa e banho, estudante iniciante de marketing digital.

Como chamar a atenção desse tipo de público? Quais os seus maiores problemas que você pode resolver? Entender isso faz a completa diferença na conversão de um curso que você tenha a oferecer apenas por conhecer o seu cliente em potencial.

Concluindo

Não se pode mesmo negar diante de tantos fatos concretos que o facebook é uma ferramenta fundamental a uma adequada estratégia de marketing e nesse contexto ter conhecimento da mesma se faz indispensável.

Gostou? Compartilhe!

Oi, Sou Karyne Otto Empreendedora Digital e Quero Te Ensinar a Trabalhar Online.

Karyne Otto

Sou Karyne Otto Empreendedora Digital a mais de um ano, Trabalho como afiliada de produtos de qualidade no Hotmart. Tenho 28 anos, sou casada e possuo o desejo enorme de crescer cada vez mais no mercado e poder ajudar pessoas.

Website: http://vivermelhoragora.com

1 Comentário

  1. Olá Karyne, olha meu none é Everaldo paulino e acompanho seu progresso na internet. Também comprei o FNO do Alex Vargas e estou montando meu blog, com certeza foi o melhor curso que comprei na internet da uma olha como estar ficando meu blog http://www.gerarrendaagora.com

    Que você tenha muito sucesso amiguinha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *