Escolher o Nicho Mais Rentável ou o que Gosto de Falar?

Olá amigos e amigas!

 

Quando iniciei no mercado digital em junho de 2013 nem sabia o que era nicho, acreditam?

Foi estudando, lendo, assistindo a cursos e vídeos que fui entendendo como funciona, mas fiquei alguns meses acreditando que sabia, mas no fundo eu não entendia perfeitamente como trabalhar com nichos de mercado.

duvida

Vou fazer uma pequena análise que aprendi e desenvolvi ao longo desses meses para que vc entenda de uma forma mais abrangente sobre esse assunto tãoooo falado!

A primeira coisa que fazemos quando aprendemos a trabalhar com internet, marketing digital mais precisamente é escolher o nicho, então você recebe uma lista de nichos mais rentáveis, aprende a  pesquisar e encontrar o assunto certo com o qual vai querer falar com o público.

Mas pra que escolher esse tal NICHO?

Como-escolher-o-nicho-para-vender-importados

Se vc tem um Blog com certeza vai precisar escolher um nicho, um assunto pra tratar com as pessoas que acessam, tá ai a diferença entre Site e Blog. Blog é algo mais pessoal, mais específico, e Site é algo mais amplo, mais impessoal, mais técnico.

Quando vc se preocupa em restringir um assunto em um Blog quer dizer que quer atingir um público alvo, pessoas com potencial de absorver aquele assunto, por isso é importante não perder o foco pra não acabar fazendo um amontoado de informações de coisas diferentes.

Minha ideia quando comecei era ter 10 Blogs cada um falando de um assunto diferente (nem dá pra acreditar, já tenho um trabalhão somente com esse, rs) então fiz uma lista dos 10, pesquisei e resolvi começar com um assunto que na época não dominava nadinha, ganhar dinheiro online….rs…é até engraçado, porque eu fiquei 10 meses sem ganhar dinheiro nenhum, mas achei que seria uma boa experiência pois iria aprendendo e escrevendo ao mesmo tempo, mas isso não deu muito certo. Hoje eu agradeço por ter tido aquele primeiro Blog mesmo com as dificuldade e erros, porque com esse Blog o Viver Melhor Agora eu erro menos, tenho mais experiência e assuntos pra falar com vcs, mas não aconselho ninguém a fazer o que fiz a não ser que seja muito apaixonado pelo assunto ou que queira demorar mais pra desenvolver o projeto.

Algumas dicas básicas pra vc prestar atenção na hora de escolher um nicho pro seu Blog:

Escolher um assunto que gosto ou um assunto rentável?

Se eu estivesse começando hoje a trabalhar com internet Marketing e nunca tivesse ouvido falar em nada disso eu escolheria um nicho que eu gostasse de falar e que eu entendesse nem que fosse uns 40%, porque quando vc não tem tráfego no Blog, nem visualizações no Youtube falar sobre o que gosta é mais prazeroso e quando vc escolhe um nicho só porque ele dá dinheiro vc precisa se dedicar mais, estudar mais e quando os dias passam e vc percebe que não está tendo visitas vc vai desanimando.

Acredito que esse seja um erro comum no começo. O ideal seria escolher um assunto que goste e que seja rentável, e vou te dizer que isso não é impossível, seu nicho não precisa ser o mais rentável, mas se for ao menos metade do que vc espera já é lucro, pois a outra parte vc preenche com sua satisfação. Na verdade com tempo vc vai se tornando conhecido pela excelência no trabalho e isso pode te render muito mais frutos do que imaginava,

Não queira abraçar o mundo!!

Escolher várias nichos ao mesmo tempo e querer desenvolver todos é uma tarefa árdua, dá muito trabalho gente, digo isso por experiência própria, tive que abrir mão de tudo e recomeçar porque as coisas ficam muito confusas.

O certo é ir de pouco a pouco e insistir no que começa a dar certo. Escolha um nicho, pesquise, analise, faça testes, quando perceber algum envolvimento do público em determinada área, seja Facebook, Email, Blog, invista mais pesado nela, mas não deixe as outras de lado, use sempre o chavão, “em time que está ganhando não se mexe, se investe”. (Dei uma melhorada no final…rs)

Quando percebi que o público se comunicava melhor comigo pelo Youtube eu comecei a fazer vídeos todos os dias até que me senti mais segura de investir no Blog, na Fanpage, e fui ampliando as coisas aos poucos, mas sempre dando mais ênfase ao que o público me acompanhava mais.

Não tenha medo de arriscar!

Target Your Customers Hand

Falar sobre um determinado assunto que vc não domina completamente é muito difícil, mas lembre que ninguém nasceu sabendo. Grave essa continha matemática na sua cabeça:

Nicho ideal = Gosto de falar (100%) + Domino o assunto (40% ou mais) + Rentável (50% ou mais)

Se vc conseguir fazer esse cálculo tenho certeza que sua consciência ficará mais tranquila em relação ao nicho ideal para o seu trabalho.

 

Espero que tenha ajudado!

Um forte abraço.

Karyne Otto 

Gostou? Compartilhe!

Oi, Sou Karyne Otto Empreendedora Digital e Quero Te Ensinar a Trabalhar Online.

Karyne Otto

Sou Karyne Otto Empreendedora Digital a mais de um ano, Trabalho como afiliada de produtos de qualidade no Hotmart. Tenho 28 anos, sou casada e possuo o desejo enorme de crescer cada vez mais no mercado e poder ajudar pessoas.

Website: http://vivermelhoragora.com

14 Comentários

  1. Olá Karyne, parabéns pelo artigo.
    Sinceramente fiquei impressionado com a semelhança entre o seu começo no marketing digital e o meu.
    A verdade é que eu estou começando, e estou aprendendo as coisas aos poucos, e a cada dia fico mais apaixonado pelo mundo do marketing digital.
    Um grande abraço e mais sucesso no seu projeto.

    • Olá Karine,

      Parabéns pelo artigo, pois está fenomenal.

      Tenho percebido que as pessoas não estão preocupadas com a escolha do nicho de mercado, pois o objetivos dela é ganhar dinheiro. Esse vem sendo um grande erro!

  2. Muito legal!

    Eu realmente acho que escolher o nicho certo faz toda a diferença, obrigada pelas dicas.

    Um abraço, Paty

  3. essa é a maior dificuldade prá começar….encontrar o nicho !

    uffa, meses pesquisando e ainda não tenho certeza de nadaaaa……..

  4. Escolher um nicho não é um tarefa facil, acredito que é onde a maioria impaca, eu tive um pouco de dificuldades em escolher meu nicho, nao me arrependo, pois falo do que eu gosto e cada dia aprendo mais.Otimo artigo.

  5. Nemezio Neto

    Ola Karyne!
    Gostei muito do seu artigo, parabéns. Estou na fase de escolha do nicho, selecionando os possíveis mais rentáveis e que tenha afinidade, comprei essa semana o curso FNO e estou gostando muito.
    Valeu, abraço!

  6. Sirlei

    Ola. Karyne gostei muito do seu comentario. Parabens. Vc esta me ajudando muito a tirar duvidas e tomar decisao. Obrigada.

  7. Andre Torres

    Gostei muito. Estou começando a estudar sobre o marketing digital e essa dica foi importante pra mim que ainda não tenho idéia do que vou montar ou em que nicho trabalhar. Vi suas entrevistas e estou acompanhando seu trabalho. Parabéns e muito obrigado Karine

  8. Danyela Oliveira

    Olá, Karyne.

    Descobri ontem sem querer os seus vídeos no youtube, depois de assistir um do Alex, que também foi por acaso, agora estou assitindo um atrás do outro, realmente você passa muita transparência e sua linguagem é simples como uma boa proza e rica de boas informações. Estou me organizando para investir no curso fórmula negócio online, confesso estar muito ansiosa para iniciar e com certeza você já me ajudou bastante com todas essas informações aqui no blog e nos seus vídeos.
    Espero ser a próxima Empreendedora Digital de Sucesso!

    Beijos e Sucesso cada dia mais!

  9. Olá Carine!
    Muito bom seu artigo e acredito na escolha do nicho certo.
    Para quem esta iniciando isto não é tão claro, Pois existem muitas duvidas do que escrever e não desanimar até ter resultados é uma experiencia bem edifício e com isto vem na mente muitas perguntas como:
    Será que estou agindo certo?
    Onde estou errando?
    Como alguns já vendem bem e eu ainda não fiz vendas?
    E por ai se vão as duvidas…
    Mais também acho que faz parte d brincadeira esperar para ver acontecer.
    Sucesso e parabéns pelo seu trabalho.

  10. Pingback: Trabalhar como afiliado – O grande negócio da atualidade

  11. Darilhane Dias

    Nossa eu tenho que confessar que pra escolha do nicho eu to meinha confusa. mais eu vou conseguir e espero que um dia eu espero ficar assim que nem tu.

  12. Pingback: Criar um blog – 3 dicas para ter sucesso no marketing digital

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *