Como conquistar confiança nos negócios?

Lucro variável, medo de não ter clientes e receio do fracasso. Esses são alguns motivos que fazem os empreendedores se sentirem inseguros em relação aos negócios. E esse receio não é infundado. O contexto brasileiro de crise financeira e incerteza econômica faz a confiança dos empresários fraquejar.  

De maneira geral, a preocupação de quem já é autônomo ou pretende se tornar o próprio patrão é de que o dinheiro investido para iniciar o negócio não gere um retorno financeiro significativo, ou ter prejuízo, o que gera ainda mais insegurança.  

Contudo, essas indefinições não devem intimidar os futuros empresários. Pelo contrário, devem motivá-los a serem mais prudentes na hora de empreender.  

Como superar a insegurança? 

A internet é uma grande aliada dos empreendedores. Na web é possível encontrar muitas informações e recursos para auxiliar os empresários para aumentar a confiança nos negócios.  

Tenha um plano de negócios 

Estabelecer metas de produtividade e rendimento é primordial para o negócio. Assim, sabendo onde se quer chegar, é possível traçar estratégias para obter os resultados que você espera e ficará muito mais seguro quanto aos passos a serem tomados. A internet oferece diversos recursos para ajudar nessa etapa. Uma delas é o organizador desenvolvido pelo Google (http://goo.gl/vNEHJE

Informação é essencial  

Buscar histórias sobre a experiência de outros empreendedores que têm negócios parecidos é uma boa maneira de aprender como eles superaram os dificuldades que você também terá de enfrentar. Assim, é possível ter mais segurança quanto a quais medidas tomar para impulsionar o negócio.  

Autoconhecimento 

Saber qual o seu perfil de empreendedor é um dos requisitos principais para decidir qual tipo de negócio abrir  de acordo com suas habilidades profissionais. Se o modelo de empreendimento estiver equalizado com suas características, você ficará mais a vontade para gerenciá-lo.  

Portanto, se o seu perfil é mais conservador, é mais indicado que abra uma franquia de um negócio já estabelecido no mercado. Já se for do tipo que gosta de arriscar, pode se lançar em um negócio próprio. O site especializado em empreendedorismo Endeavor disponibilizou um teste para quem quiser se descobrir como empreendedor (https://goo.gl/kF2Fvf). 

Orientação profissional 

Há também empresas ligadas a órgãos públicos que oferecem orientação para quem é dono da própria empresa. É o caso do Sebrae, que tem cursos sobre gestão de finanças, marketing, planejamento e leis financeiras, que são ministrados em diversas cidades do país. No site do Sebrae (http://goo.gl/rOY64H), há também várias ferramentas online para ajudar os empreendedores a conquistarem o sucesso com seus negócios.  

Das telas para a vida real 

As histórias reais de pessoas que conseguiram ter mais confiança nos negócios e que viraram filmes de sucesso também podem ajudar a elevar a confiança nos negócios.    

Um deles é A Procura da Felicidade (2009). O filme mostra os percalços de um empreendedor americano que tenta, sem sucesso, sustentar a família a partir da venda de máquinas para consultórios médicos. Para mudar de vida, o protagonista corre atrás de alternativas. É uma boa reflexão para analisar os erros cometidos pelo personagem e quais  ações deveriam ter sido tomadas por ele. 

Gostou? Compartilhe!

Oi, Sou Karyne Otto Empreendedora Digital e Quero te Dar um Ebook GRÁTIS!

Karyne Otto

Sou Karyne Otto Empreendedora Digital a mais de um ano, Trabalho como afiliada de produtos de qualidade no Hotmart. Tenho 28 anos, sou casada e possuo o desejo enorme de crescer cada vez mais no mercado e poder ajudar pessoas.

Website: http://vivermelhoragora.com

4 Comentários

  1. Olá Karina adorei seu blog ! Parabéns fico muito feliz por vc pois sei que não é facil chegar até aqui … e desde de quando começei ver seus vídeos percebi que vc é uma guerreira e me inspirei… fiz meu cadastro a pouco tempo no hotmart ja tenhos meus objetivos que e falar de saude pois trabalhei alguns anos em loja de produtos naturais e sou louca por isso !! So nao sei como começar um blog um website fiz um facebook so pra ajudar as pessoas nos grupos estou sempre interagindo curtido etc , mais só 2 pessoas me enviaram convites .. e não tenho vergonha de fazer video só não sei por onde começar!! Se vc poder me falar qualquer coisa já fico agradecida ..

  2. welington chaves

    Oi Karyne foi um prazer conhecer sua história através dos seus videos,
    você passa muita credibilidade e sinceridade quando fala.
    Estou fazendo pesquisas sobre trabalhar com essa ferramenta que é a internet, eu tenho 37 e sempre trabalhei como motorista tenho até um caminhão proprio, agradeço a Deus por isso, mais como sou sempre agradecido e não conformado eu sempre estou buscando desafios novos e estou encantado com a gama de possibilidades que a internet oferece
    o problema é que não conheço quase nada de computador, estou entrando agora nesse mundo novo pra mim, sei que não vai ser facil mais estou decidido

  3. Excelente dica Karyne!

    Graças a você estou voltando para o marketing digital, seus videos me inspiraram muito!

  4. Olá quero saber como ter ideias legais que possa me ajudar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *