7 Dicas Simples Para Produzir Um Bom Conteúdo

Quando falamos sobre produção de conteúdo logo pensamos na profissão de jornalismo. Afinal, é este profissional que escreve matérias, grava reportagens e muito mais. 

E se você é jornalista ou deseja apenas se aprimorar mais na boa produção de conteúdos de diversos tipos de plataformas, seja para o impresso, rádio ou TV, então este artigo foi feito para você! 

Isso porque, eu vou te mostrar quais são as 7 dicas simples para se produzir um bom conteúdo e ainda vou te contar um pouco sobre uma das áreas do jornalismo que mais cresce no mercado: assessoria de imprensa. Gostou? Então confira tudo isso agora mesmo: 

Melhores 7 dicas para produzir um bom conteúdo 

1 – Pesquisa: definitivamente dentro do jornalismo ou até mesmo em qualquer outra área não dá para escrever ou fazer nenhum outro tipo de conteúdo sem antes ter uma pesquisa aprofundada. 

É com dados e demais recolhimento de informações que você vai poder produzir algo bem elaborado. Você pode pesquisar de várias formas: pela internet nos sites de busca e ebooks, revistas, livros e muitos outros. 

E claro, lembre-se sempre de utilizar fontes de confiança. 

2 – Boa câmera: no caso de vídeos é essencial possuir um bom equipamento. Afinal, apenas uma câmera de qualidade consegue produzir imagens incríveis e muito mais. 

3 – Bom microfone: para os conteúdos em áudio nada melhor do que ter também um bom microfone. Com ele, será possível emitir um bom som sem falhas ou chiados.  

4 – Treino da escrita: já no caso de textos e artigos treinar a escrita é essencial. Escrever diariamente para não perder o hábito é uma excelente forma de treino. 

5 – Postura: na hora de gravar um vídeo é muito importante manter uma boa postura. Os gestos e o jeito que nos apresentamos fazem a diferença. Ter uma postura ereta, evitar movimentar muito a cabeça e as mãos são dicas importantes. 

6 – Vocabulário: voltando a falar mais um pouco dos textos, não existe pior coisa do que a falta de vocabulário na escrita. Por isso, procure ler mais livros e reportagens para aumentar o vocabulário e conhecer palavras novas. 

7 – Tom certo: gravar um podcast, por exemplo, ou até mesmo uma reportagem ou programa de rádio exige tom e sonoridade da voz corretos. Para isso, busque adequar esses detalhes de acordo com o tema abordado na reportagem, no programa e etc. 

Assessoria de imprensa 

A profissão de Assessor de Imprensa está entre uma das que mais estão crescendo nos últimos tempos no Brasil. Ela já existe há muitos anos e agora está no auge no mercado de trabalho. Ser um Assessor de Imprensa, assim como o próprio nome já sugere, nada mais é do que seu principal objetivo de prestar um suporte para a empresa ou pessoa da qual trabalha. 

Função 

Em uma empresa, ele com certeza poderá ajudar a planejar as reuniões, promovendo pautas e ajudando no que mais foi cabível. As suas tarefas podem depender bastante de acordo com o que o chefe pedir.

Escrever Para Um Blog

As pessoas estão cada vez mais exigentes e quando entram no seu Blog ou site procuram logo ver se o conteúdo de é de relevância ou não.

Por isso as 7 dicas acima podem te ajudar mesmo não sendo jornalista ou escritor a ter um bom conteúdo para o seu Blog. Quanto mais informações você conseguir passar para o público de forma direta, mais ele vai querer voltar sempre que precisar de informação, mas não adianta, como dizia minha professora, “encher linguiça”, você precisa realmente saber do que está falando.

Um bom conteúdo é composto não apenas por palavras, mas, se for possível, de vídeos, imagens e a sua segurança no assunto.

Gostou? Compartilhe!

Oi, Sou Karyne Otto Empreendedora Digital e Quero te Dar um Ebook GRÁTIS!

Karyne Otto

Sou Karyne Otto Empreendedora Digital a mais de um ano, Trabalho como afiliada de produtos de qualidade no Hotmart. Tenho 28 anos, sou casada e possuo o desejo enorme de crescer cada vez mais no mercado e poder ajudar pessoas.

Website: http://vivermelhoragora.com

1 Comentário

  1. Bom dia, gostei de suas dicas, vi um video no youtube, quero desafiar-me a começar esse negócio digital do zero, sei que tenho que aprender muito e isso é fantástico, desafios são sempre bem vindos, estou aprendendo tudo que meus olhos vêem com relação a esse negócio digital, pois minha exeriência sevirá de material para meus futuras videos, se possível informe o mais elementar dos passos em como criar um vídeo, exemplo que tipo de material vc usou, tipo câmera filmadora etc. não vejo nada sobre isso. sobre criação de videos sim , mas não em relação ao material de uso. bem falei d+ , mas gostei muito dos seus videos. Eu não assisto láno youtube eu gravo depois assisto, só por isso não dou um ok, lá. mas vou fazer isso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *