3 Super Dicas para Contar Histórias

Artigo tirado de: historiasdalivia.com.br

 

3 Super Dicas para Contar Histórias

Hoje eu quero compartilhar com você 3 dicas fundamentais para arrasar na contação de histórias – dicas que valem para qualquer público com o qual você for atuar, sejam crianças, adolescentes, adultos ou idosos!

Nesses mais de 10 anos atuando com contação de histórias pelo Brasil todo, inclusive na TV Cultura, e também nos Estados Unidos e até na África, eu tenho colecionado experiências das mais diversas, e adoro ajudar todos os que são apaixonados por essa arte!

Então, aí vão as 3 dicas mais importantes de todas:

1. PRATIQUE BASTANTE ANTES DE CONTAR SUA HISTÓRIA EM PÚBLICO.

É essencial saber que ler histórias e contar histórias não são a mesma coisa.

Para contar uma história você precisa estar bem preparado, memorizar (não decorar) e praticar antes de contar para o seu público. Você precisa se sentir à vontade com a história, seguro e confiante!

No meu Curso Prático de Contação de Histórias, com aulas online e Certificado de 120 horas (válido em todo o Brasil), você pode saber mais sobre como se preparar para contar histórias.

Se você ainda não fez o meu Curso Prático, você pode se inscrever CLICANDO AQUI.

2. USE E ABUSE DA SUA VOZ E DAS EXPRESSÕES CORPORAIS.

O verdadeiro contador de histórias usa todo o seu corpo e aproveita bem a sua voz para prender a atenção do seu público e transportá-lo para dentro da história.

Para dar real sentido à cada momento da história, às ações e aos sentimentos dos personagens, você deve treinar bem as mudanças na entonação, as diferentes vozes, as expressões faciais e corporais que acompanham cada frase.

Dessa forma, você pode levar os seus ouvintes para uma verdadeira viagem ao mundo da imaginação, sem nem mesmo precisar utilizar nenhum outro recurso ou objeto. Já vi muitos contadores de histórias encantando seus públicos apenas com sua voz e com seu corpo!

E fique tranquilo: não é preciso ser ator ou atriz para fazer isso! Com força de vontade e muita prática, você pode conseguir! Acredite em você e no seu potencial!

3. FAÇA SEUS OUVINTES INTERAGIREM DURANTE A CONTAÇÃO.

Com a experiência, eu entendi que quanto mais eu dou oportunidades para meus ouvintes interagirem durante as minhas contações, mais eles se sentem parte da história e mais gostoso fica!

As contações mais marcantes e divertidas que eu já fiz foram aquelas em que eu deixei as crianças participarem de diversas maneiras, se expressarem, responderem a perguntas sobre momentos da história e sobre os personagens, etc.

Existem muuuitas maneiras de envolver seus ouvintes e fazer com que eles interajam e participem durante a contação, e entre elas estão: fazer perguntas, cantar junto com eles e dar gestos para eles repetirem.

Eu utilizo várias tipos de interação em uma mesma contação e também falo sobre isso no meu Curso Prático de Contação de Histórias.

Então, não perca essa oportunidade de aprender a encantar e prender a atenção dos seus ouvintes… Já são milhares de pessoas participando do meu Curso e adorando!